Entre em Contato

Tel: 54 99677-9018

direcao@innovatecorp.com.br

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2019 - Copyright Innovate Corp Empresas Associadas

  • Samuel Fernandes

Ruas de Caxias: o antes e o depois das obras em 1940

Confira imagens da esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Marechal Floriano, onde situava-se a Garage Modelo, primeira concessionária Ford da cidade

Integrantes do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, os álbuns Obras do Estado Novo Caxias – Alguns Flagrantes de Urbanização e Saneamento - Administração Dante Marcucci trazem registros preciosos do processo de rebaixamento, calçamento e paisagismo de diversas ruas e cruzamentos da área central da cidade


Entre o final dos anos 1930 e o início da década de 1940, a Secretaria de Viação e Obras Públicas e a Diretoria de Obras e Saneamento foi responsável pelas intervenções em vários trechos da Av. Júlio de Castilhos e das ruas Sinimbu, Visconde de Pelotas, Alfredo Chaves, Borges de Medeiros, Coronel Flores, Garibaldi e Marechal Floriano, entre outras. Nas fotos comparativas desta página, a esquina da Júlio com a Marechal Floriano antes e depois do rebaixamento, por volta de 1940.

Era onde situava-se a antiga Garage Modelo, primeira revendedora Ford de Caxias do Sul, com sua oficina, lavagem, venda de peças e posto de combustíveis Esso. Parcialmente recuperado, depois da queda de uma das paredes em 2013, o prédio recebeu nova configuração e andares extras, mantendo alguns traços da arquitetura art déco original da década de 1930 — o que pode ser percebido nas reproduções de fotos antigas que decoram a fachada pela Marechal.



Anúncios antigos nos anos 1940


Nas reproduções acima e abaixo, alguns anúncios da Garage Modelo garimpados nas edições do semanário "A Época" entre 1941 e 1948, quando o negócio tinha à frente integrantes das famílias Zanella, Mello e Dias. Um dos anúncios destacava, além do "completo sortimento de peças", a Garage Modelo como os "concessionários dos autos e caminhões De Soto".






Texto: Memória

Fonte: www.pioneiro.clicrbs.com.br


1 visualização